Macaco que vive em área de preservação ambiental de Pato Bragado adoece e recebe tratamento em Cascavel

Um dos macacos da espécie bugio-preto que fica em uma das áreas de preservação ambiental de Pato Bragado foi capturado na última segunda-feira (12) pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Instituto Água e Terra (IAT) e populares.

A captura ocorreu em razão de ter adoecido e foi acompanhada pela bióloga do IAT, Karoline Baggio e pelo engenheiro agrônomo, Ângelo de Assis.

O animal foi encaminhado ao zoológico da cidade de Cascavel onde recebeu o tratamento adequado e na tarde desta sexta-feira (16) retornou ao seu habitat natural.

“É gratificante poder colaborar com a recuperação dessa espécie, considerando que mesmo que estejam próximos, a visualização que temos desses animais silvestres é bem restrita”, menciona a secretária de Agricultura, Jaqueline Vanelli.

A secretária agradece a Veterinária e Agropecuária Granado por ter cedido uma caixa para alojamento do animal.   

 

RESOLUÇÃO

Ações inerentes à proteção e conservação da fauna são comuns entre a Federação, Estado e Municípios.

Com a publicação da Resolução Conjunta Sedest/IAT n° 013/2022, tais ações puderam ser melhor distribuídas entre os poderes, ficando estabelecido que o resgate de animais silvestres em área urbana e periurbana cabe aos municípios. Em casos emergenciais ou de risco, o próprio município deverá solicitar apoio ao IAT.