Secretária de Saúde divulga primeiro boletim epidemiológico da dengue

A Secretaria de Saúde por meio do setor de Endemias, divulgou o primeiro Levantamento de Índice Amostral (Lia) do ano, ao qual Pato Bragado está em 0,87%, ou seja, dento do aceitável pelo Ministério da Saúde, que é abaixo de 1%.

Com apenas um caso importado confirmado da doença, o setor municipal de Endemias segue realizando os trabalhos de vistorias nas residências, comércios e indústrias. Focos são localizados em vários locais do município, por isso os cuidados precisam ser contínuos todos os dias. “Considerando que nesta época do ano ocorre muitos períodos de chuva, ficando um ambiente propício à infestação do mosquito”, comenta chefe da divisão de Endemias, Cleber de Almeida dos Santos.

No estado do Paraná, o último boletim divulgado nesta terça-feira (17), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), registrou 2.435 casos de dengue confirmados e somando 3 óbitos. Em comparação com o último boletim divulgado em 20 de dezembro, o aumento foi de 14% de novos casos confirmados.

A transmissão da dengue acontece por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C), que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Podem ocorrer manchas que atingem a face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem acontecer. Caso tenha algum dos sintomas, procure atendimento médico.