
Unidade de reciclados de Pato Bragado é ampliada para atender aumento da demanda
A Unidade de Valorização de Reciclados (UVR), construída por meio de convênio firmado pelo município de Pato Bragado e Itaipu Binacional está sendo ampliada. Nos últimos meses o recebimento de materiais recicláveis tem aumentado significativamente e a estrutura atual não é mais suficiente para suprir a demanda.
A ampliação será de 372 m² e custará R$ 469.898,72. Os recursos são da binacional. Após a conclusão da obra em março de 2023, a estrutura passará a contar com 458,41 m².
Segundo a secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Jaqueline Vanelli, o percentual de recuperação dos resíduos no município é de cerca de 50%. “A ABC opera desde 2019 e já triou mais de 580 toneladas de resíduos como papeis, plásticos, vidros e metais, gerando renda para cerca de 10 famílias do município”, conta.
A secretária garante que levando em consideração o plano operacional atual da UVR, em que o Potencial Teórico de Geração (PTG), de resíduos recicláveis é de 23,5 toneladas/mês, a ampliação irá facilitar a operação dos trabalhos no local.
SEPARAÇÃO CORRETA
A consciência de que é necessária a separação do lixo orgânico do reciclável ainda tem sido um dos grandes problemas no município, como aponta Jaqueline: “Com a consulta pública realizada há poucos dias percebemos essa deficiência. As pessoas não separam todos os resíduos em casa, o que aumenta a quantidade de lixo doméstico que é destinado aos aterros sanitários, diminuindo a reciclagem e a geração de emprego e renda”, lamenta.