Imprensa

Pato Bragado fará audiência pública para definição de novas diretrizes à gestão de resíduos

Mais um passo será dado nesta quinta-feira (08) para a atualização do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Pato Bragado. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Pato Bragado, gestora das ações programou uma audiência pública, às 9 horas, no centro cultural Arte e Encanto.

 A engenheira Sanitarista, Valquíria de Castro do Parque Tecnológico Itaipu/PTI irá conduzir as explanações que culminarão, a partir da opinião dos diversos setores da sociedade, no estabelecimento de novas metas e objetivos para a gestão de limpeza urbana e manejo de resíduos, classificados em domiciliar, comercial, urbano, rural e especial (de serviço de saúde e terminal rodoviário).

 

Segundo a secretária da pasta, Jaqueline Vanelli, as novas propostas definidas na audiência serão somadas à consulta online realizada em outubro. “Esperamos que a comunidade participe desse importante momento. A separação dos resíduos reduz, de forma importante, o impacto sobre o meio ambiente, pois diminui a retirada de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia, e reduz a disposição inadequada do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores”, frisa Jaqueline.

 

COMITÊ

O comitê é composto pelas Secretarias de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Obras, Viação e Urbanismo, Finanças, Assistência Social, Saúde, Planejamento, Associação Bragadense de Catadores (ABC), Associação Comercial e Industrial de Pato Bragado (Acibra), Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Pato Bragado (Codebra), fiscal de Obras e Posturas, técnica de Unidade de Valorização de Reciclados (UVR), com técnico e especializado do Parque Tecnológico Itaipu/PTI.