Notícias

Calor deve se intensificar nos próximos dias e população deve reforçar ações de combate ao Aedes aegypti

Após um período de chuva e frio, característicos do inverno, Pato Bragado tem registrado temperaturas agradáveis pela manhã e mais elevadas à tarde. Nos próximos dias as previsões climáticas apontam dias com temperaturas elevadas e tempo seco.  Com isso aumentam as chances de reprodução do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, entre outras doenças.  

Os agentes de Endemias da Secretaria de Saúde, explicam que a transmissão dos vírus acontece o ano todo, inclusive no inverno. Por isso, os meses mais frios devem ser encarados não como uma trégua, mas como uma oportunidade de tomar medidas preventivas para auxiliar a diminuir os criadouros do mosquito. “Apesar de não termos um inverno rigoroso, temos de fato uma temperatura mais baixa do que no verão e o tempo é mais seco. Essa característica da estação que faz com que a população de mosquitos diminua. Porém, isso não quer dizer que os vetores sejam eliminados”, consideram.

Os agentes contam que por se tratar de um mosquito antropofílico, ou seja, que vive em íntima associação com os seres humanos, o Aedes aegypti busca abrigos com condições mais favoráveis nas casas das pessoas. O objetivo, segundo eles, é se proteger das condições mais extremas de altas temperaturas do lado externo e reforçam que a prevenção é a melhor estratégia de combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, em qualquer época do ano.