Cascavelenses buscam modelo de fitoterapia aplicado em Pato Bragado

Referência em fitoterapia na região, Tercília Medin, a popular dona Bimba recebeu nesta quarta-feira (06), novos visitantes na horta do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA), local em que ela cultiva plantas aromáticas, condimentares e medicinais.

A horta integra o programa Farmácia Verde, implantado pela Secretaria de Saúde de Pato Bragado. Lá é encontrada uma vasta gama de plantas, com cerca de 150 espécies diferentes e ministradas com responsabilidade e aval de um médico responsável.

Dona Bimba e o trabalho desenvolvido na horta chamaram a atenção de representantes de vários segmentos da cidade de Cascavel, como do programa Agricultura Urbana ligado à Secretaria de Governo, que conta com mais de 80 hortas com plantas medicinais e aromáticas, profissionais da Secretaria de Saúde, representantes do gabinete do prefeito, Câmara de Vereadores e da Ong Amigos dos Rios. A intenção da comitiva foi agregar novos conhecimentos e replicar as boas experiências de Pato Bragado naquela cidade.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, John Nodari, secretária de Assistência Social, Arlete Gross Schneider, secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Jaqueline Vanelli e a diretora do departamento de Atenção Básica, Cristina Lagemann acompanharam o grupo, repassando informações sobre o programa, e novas iniciativas no sentido de incrementar e fortalecer ainda mais a fitoterapia no município.

Dona Bimba está na horta nas segundas, terças e quartas pela manhã, das 7 às 11 horas e nas quintas e sextas-feiras, à tarde, das 13 às 17 horas.