Notícias

Conselheiros eleitos em 06 de outubro recebem qualificação inicial

Os conselheiros tutelares eleitos no dia 06 de outubro, como também os suplentes participam hoje (26), no Cras de oito horas de capacitação convocada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Secretaria de Assistência Social de Pato Bragado. A abertura ocorreu às 8 horas e contou com a presença do vice-prefeito, Dirceu Anderle, secretária de Assistência Social, Ivanir Maehler e coordenadora do Cras, assistente social, Deisi Mengarda.

Como os eleitos assumem as funções o dia 10 de janeiro de 2020, a capacitação é necessária para o funcionamento e desempenho de das funções, como explica a secretária da pasta, Ivanir Maehler. “Estamos investindo no trabalho dos conselheiros já que trabalham como intermediários entre os meninos e meninas, em situações de vulnerabilidade, requisitando serviços e aplicando medidas protetivas”. Ivanir menciona que no início do mês em parceria com o Governo do Estado foi destinado um novo veículo ao conselho e também serão investidos recursos na compra de novo mobiliário. “Eles podem contar com nosso total apoio na assistência às famílias e crianças para que cresçam como cidadãos de bem”, conclui.

A capacitação é conduzida pela psicopedagoga, Cleudes dos Santos, psicóloga, Eliane Stefanello e assistente social, Roberta Carina Teixeira, contratadas mediante processo licitatório. Os assuntos são o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o trabalho em rede com as demais políticas públicas, atribuições específicas e habilidades dos conselheiros, tipos de violência contra crianças e adolescentes e suas consequências, perfil dos agressores e casos de negligência dos pais, estudo de casos e o Sistema para Infância e Adolescência (Sipia).