Escola Municipal promove atividades de conhecimento e valorização da sustentabilidade rural

Com os recursos naturais cada vez mais escassos, o meio ambiente sofre processos de degradação. Nesse sentido a busca por uma sociedade sustentável e por um modelo de Desenvolvimento Sustentável é de extrema importância.

Alunos, crianças e adolescentes, de hoje serão os responsáveis pelas ações econômicas, políticas e administrativas do futuro. Logo, é importante que conheçam a importância de preservar o meio ambiente, de usar os recursos naturais de forma racional.

Além de conhecimentos teóricos, nesta área, a escola deve trabalhar também com ações sustentáveis práticas, que criem hábitos e responsabilidades nos alunos para ações atuais e futuras. Vale ressaltar que a escola deve trabalhar para que a consciência sustentável formada nos alunos possa chegar até as famílias e outros grupos sociais e ambientes frequentados por estes estudantes.

Nesse sentido, aplicar esses conceitos à agricultura e pecuária se torna fundamental em uma economia que se estrutura sobre estas atividades, como é o caso de Pato Bragado.

Por isso, os alunos dos quartos anos matutino e vespertino, realizaram, no dia 04 de novembro, uma atividade diferenciada, parte de um projeto realizado pelo professor Marcelo André Dill, denominado de Sustentabilidade na escola: o meio rural sustentável.

Durante as atividades as crianças tiveram contato com os conceitos de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e desenvolvimento rural sustentável, onde conheceram os objetivos do desenvolvimento sustentável, técnicas sustentáveis aplicadas a agricultura e pecuária.

Após as atividades na escola, os alunos realizaram uma visita técnica ao Sítio Rainha, localizado na linha 15 de novembro, onde conheceram o sistema de produção de energia elétrica, a partir dos dejetos suínos e aproveitaram para conhecer outras atividades realizadas no sítio.