Estudantes de Pato Bragado passarão a contar com períodos de ensino presencial

Desde o último dia 08, com abertura oficial do ano letivo de 2021, a Secretaria de Educação e Cultura de Pato Bragado vem seguindo a linha de proporcionar, diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o máximo de segurança à comunidade escolar. Dessa forma, o ensino na Escola Municipal Marechal Deodoro iniciou com apostilamento e atendimento presencial apenas para a turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Por outro lado, é grande a preocupação de buscar novas alternativas para que o atendimento presencial seja, gradativamente, retomado. Esse passo inicial deve ocorrer na segunda-feira (22), com início das aulas presenciais aos estudantes do 1º ao 5º ano, começando pelo 4º e 5º ano.

De acordo com o secretário da pasta, Júnior Ivan Bourscheid, já na segunda-feira, 50% dos alunos dessas turmas, cujos pais assinaram o termo de compromisso, passarão a contar com aulas presenciais, durante a próxima semana, inicialmente todos os dias e os outros 50%, na semana seguinte. Ele acrescenta que a partir do dia 1º de março essa modalidade de ensino será aplicada às turmas de 3º ano, dia 08 de março, aos estudantes do 2º ano e no dia 15 de março para alunos do 1º ano.

Dessa forma, a partir de 15 de março todas as turmas do ensino fundamental estarão frequentando a escola. Ele conta que a educação infantil também irá retornar ao ensino presencial, na sequência, ou seja, a partir de 22 de março.

Quanto ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gotinha de Mel, o secretário afirma que ao lado da direção e coordenação do educandário está analisando a possibilidade do retorno em abril. “A forma de como isso irá ocorrer ainda passará por um processo de ampla avaliação”, ressalta.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Todas medidas preventivas à Covid-19 estão sendo cumpridas, observando as normas contidas na resolução SESA nº 098/2021 e decreto municipal, nº 015/2021.

Todos os pais devem orientar seus filhos sobre as medidas preventivas à Covid-19, como o uso obrigatório de máscara, lavar bem as mãos com água e sabão, uso de álcool gel, manter o distanciamento social, evitar aglomerações.

Não serão promovidas atividades em grupo, esportivas e recreativas, nem intervalo para brincadeiras no pátio. As crianças irão lanchar no refeitório de forma escalonada e mantendo o distanciamento.

A entrada será pela porta principal, junto à secretaria escolar, onde haverá aferição de temperatura e a saída será no portão lateral, ao ginásio escolar.

As crianças que apresentarem febre ou sintomas gripais serão isoladas e os pais ou responsáveis serão comunicados para que sejam encaminhadas ao serviço de saúde.