Notícias

Exames locais ultrassonografia facilitam a rotina de mulheres e gestantes de Pato Bragado

A partir desse mês com a realização dos exames de ultrassonografia digital e de alta resolução na Unidade de Atenção Primária à Saúde da Família (UAPSF), a Secretaria de Saúde de Pato Bragado está ampliando os atendimentos voltados à saúde preventiva das mulheres, principalmente gestantes.

Por meio do equipamento e sob a supervisão do ginecologista e obstetra, Carlos Nascimento é possível a realização dos exames de ultrassonografia transvaginal, obstetrícia simples, obstetrícia com doppler, transluscência nucal e obstétrica de primeiro trimestre.

Ele serve para auxiliar no diagnóstico de possíveis malformações fetais, detectar a gestação de múltiplos, idade gestacional, análise morfológica, aspectos da placenta, sexo, batimentos cardíacos e problemas cromossômicos.

A atendente de loja, Andrieli Vogt já sente os resultados de contar com tudo que precisa na gestação até o nascimento de Chloe Rafaela pelo Serviço Único da Saúde (SUS). Aos 27 anos, ela conta que a filha nascerá em setembro e que dos cinco exames de ultrassom, o último foi realizado em Pato Bragado, logo após a implantação do ultrassom. “Antes eu perdia meio-dia de serviço, pois tinha que ir a Toledo. A Secretaria de Saúde fornece o transporte, mas era sempre mais demorado porque ocorria em outra cidade e meu marido nem sempre podia acompanhar por conta do trabalho”, revela.

Agora em questão de pouco tempo, ela menciona que já é atendida com comodidade e tranquilidade. “Além disso, o doutor Carlos é um profissional muito atencioso e demonstra muito conhecimento e segurança. Obrigada a Secretaria de Saúde por mais essa preocupação com a saúde e bem-estar das gestantes”, enaltece.

 

DIAS E HORÁRIOS

As consultas são realizadas nas terças-feiras, das 15h40 às 19 horas e nas quintas-feiras, das 8 às 12 horas, mediante agendamento a cada dia 20 do mês.

Já os exames solicitados previamente por Carlos Nascimento ou outros profissionais do município e ocorrem nas terças-feiras, das 13h às 15h40.