Notícias

Novos equipamentos são repassados às associações de Pato Bragado

Mais um passo em direção ao fortalecimento da produção rural, em especial da agricultura familiar, tornando a vida do campo mais gratificante e lucrativa foi dado na tarde de sexta-feira (06) pela administração de Pato Bragado e Itaipu Binacional. Em solenidade realizada na prefeitura, com a presença de autoridades e produtores rurais foram repassados quatro distribuidores de calcário e adubo orgânico sólido, como também outros quatro de adubo orgânico líquido, às Associações de Moradores e Amigos da linha São Francisco, linha XV de Novembro, linha KM 5 e linha KM 13. Cada uma foi contemplada com os dois tipos de equipamentos.

Os investimentos custaram R$ 398.520 mil, sendo 60% desse valor repassado pela Itaipu e o restante da prefeitura.

O assessor da diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional, Gilmar Secco disse que a Itaipu pretende continuar investindo cada vez mais em obra e iniciativas como essa que buscam estruturar os produtores, fortalecendo os municípios e consolidando a região como uma referência a nível de Estado e Brasil. “Estão de parabéns os nosso gestores, a exemplo do prefeito Mano (Leomar Rohden), vice Dirceu Anderle que tem se esforçado para trabalhar efetivamente, encarando o desafio de trabalhar pelo desenvolvimento regional”, destacou.  

“A Itaipu tem sido uma grande parceira do município em diversos projetos e obras em andamento, como 20 moradias populares, ciclovia, Unidade de Valorização de Reciclados, pedras irregulares, entre outros benefícios”, disse o prefeito Leomar Rohden, o Mano. O gestor mencionou que aguarda a liberação de emendas parlamentares para novos investimentos à população, retribuindo o retorno que proporcionam ao município.    

A participação de produtores rurais também foi oportuna para o anúncio da aquisição de um triturador de galhos feito por intermédio das parcerias. Ele custou R$ 135 mil e será utilizado pela Secretaria de Obras, Viação e Urbanismo em podas e cortes de árvores em áreas públicas. Os resíduos serão repassados aos interessados, mediante requerimento na Secretaria de Agricultura.

Outras oportunidades de entregas de equipamentos, realizadas nesse ano, às associações contaram com incentivos financeiros da Itaipu Binacional e Governo Federal.   O saldo é de doze distribuidores de adubo orgânico líquido e de calcário ou adubo sólido, oito roçadeiras, seis arados subsoladores, seis caçambas basculantes, seis forrageiras e seis perfuradores de solo.