Pato Bragado inaugura pista de skate e oficializa construção da ciclovia a Entre Rios do Oeste

Três conquistas significativas foram celebradas na manhã de hoje (05) em Pato Bragado, com a parceria da Itaipu Binacional e Câmara de Vereadores. A primeira foi a entrega oficial da Área de Convivência e Lazer, nas proximidades dos bairros Mutirão, Alvorada e Loteamento Social.

A estrutura é composta de pista de skate, bancos, arquibancadas, calçamento em concreto, iluminação de led, bebedouros e depósito de materiais esportivos. Agrega R$ 288.475,65 em recursos da administração municipal e Itaipu Binacional.

Essa é uma reivindicação da comunidade dos bairros que, além de criar uma identidade para o local, se configura em um importante local de incentivo ao desenvolvimento de atividades esportivas, portanto de saúde e bem-estar.

CICLOVIA E ILUMINAÇÃO

A solenidade também foi oportuna para a assinatura dos contratos e ordens de serviço, oficializado assim, o início da construção da ciclovia com iluminação, às margens da PR 495, até a divisa com Entre Rios do Oeste. A ciclovia receberá R$ 765.655,25 em investimentos do município, enquanto que a iluminação será executada pela administração municipal ao custo de R$ 398.943,92.

KITS FEIRA AGROECOLÓGICA

Já num terceiro momento, por intermédio do convênio Linha Ecológica que atua com educação ambiental e cultura, uma parceria entre Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, presidido pelo prefeito Leomar Rohden, o Mano foi assinado o contrato de repasse de 10 unidades do kit Feira agroecológica à Associação de Produtores Orgânicos de Pato Bragado (Apop) e Entre Rios do Oeste (Aproer).

Os kits comportam barraca para feira desmontável, 04 bandanas tipo chef de cozinha, quatro aventais, duas mesas de plástico dobráveis, duas banquetas de plástico, quatro caixas de plástico verdes e seis pretas, além de expositor de frutas, legume e verduras em aço galvanizado. O investimento em cada kit é de R$ 2.421,49.

O assistente da diretoria de Coordenação, Gilmar Secco que na oportunidade representou o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Newton Luiz Kaminski disse que os gestores estão voltados a obras estruturantes e iniciativas que atendam a comunidade, com visão de médio a longo prazo, entregando obras que são destinadas à juventude e famílias, com atividades sadias, proporcionando qualidade de vida, estruturando os feirantes e comemorando a continuidade de novos projetos.

SAÚDE, SEGURANÇA E TRAFEGABILIDADE

Em relação à área de lazer e convivência, o prefeito Mano afirmou que está atendendo pedido feito mediante um abaixo assinado promovido por alunos, moradores e vereadores. Citou, além da ciclovia, a parceria com a Itaipu na construção de novas casas, nos respectivos loteamentos. “Serão 20 famílias contempladas, sem que tenham custo algum com as moradias. Também realizamos diversos investimentos estrutura do pavilhão da associação, como também no acesso, galerias e campo de futebol e será construído um parque infantil na associação dos bairros”, afirmou, acrescentando que a ciclovia irá proporcionar segurança e saúde, já que as pessoas poderão incrementar ou estender suas atividades físicas no período noturno.

O gestor citou que os dois municípios ‘sofrem’ com a falta de acostamento e que já protocolou, no Departamento de Estradas em Rodagem, em Curitiba novas alternativas para melhorar a trafegabilidade da rodovia.

Mano pediu para que as pessoas usem a área de convivência e lazer, principalmente a pista de skate com responsabilidade e cuidando dos investimentos que são custeados pela sociedade. Por fim destacou que além dos dois municípios, outros 25 serão contemplados com os kits feira que totalizam R$ 543.274,60.