Pato Bragado investe em novos programas de valorização e diversificação da produção

Cinco novos programas de incentivo à diversificação da produção rural, criados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com aprovação da Câmara de Vereadores já estão à disposição dos produtores rurais de Pato Bragado. O setor não irá interromper os serviços no período de férias coletivas e os produtores podem solicitar as vantagens disponibilizadas nos programas já existentes e agora também no de Fomento à Bovinocultura de Corte, Fomento à Bovinocultura de Leite, Incentivo ao Pescador Profissional, Incentivo à Produção Orgânica e de Incentivo à Apicultura.

Os principais objetivos dos programas são a promoção da diversificação das atividades, agregando valor às propriedades e aumentando a renda dos produtores rurais. “Queremos que se sintam motivados a continuar e inovar suas produções. A pesca, por exemplo, é a única fonte de renda de diversas famílias no município e o retorno financeiro é baixo, necessitando de amparo para continuarem à pratica com qualidade de vida, considerando ainda a preservação cultural dessa atividade. Já o programa de Incentivo à Produção Orgânica pretende estimular a produção como fonte de renda, conquista de novos mercados e redução de defensivos agrícolas, difundindo informações técnicas relacionadas à produção agroecológica”, explica a secretária da pasta, Arlete Schneider.

Ela destaca o apoio do prefeito Leomar Rohden, o Mano e vice Dirceu Anderle na criação dos incentivos e afirma que com os demais programas, todos os setores rurais produtivos são contemplados.