Notícias

Pato Bragado investe na otimização dos serviços de odontologia

Ações que fortaleçam a atenção primária à saúde têm sido uma das grandes metas do Governo de Pato Bragado. Conforme o prefeito Leomar Rohden, o Mano, os investimentos em novos equipamentos e materiais reforçam, agilizam e atuam significativamente na prevenção.

A conquista mais recente vem do setor de odontologia. Na necessidade de suprir uma demanda por exames complementares, necessários para conclusão do diagnóstico, com recursos federais do programa Saúde Bucal foram aplicados R$ 25.865,00, na aquisição de um aparelho de raio x, dois ultrassons com jato de bicarbonato e um equipo odontológico.

No município a população conta com dois consultórios odontológicos, equipados para um atendimento com qualidade, um na Escola Municipal Marechal Deodoro e outro na Unidade de Atenção Primária à Saúde da Família (UAPSF). Juntos atendem a uma demanda diária de pacientes.

O secretário de Saúde, John Nodari afirma que sem os equipamentos era preciso encaminhar os pacientes a centros especializados, e aí surgiram os impasses, como o agendamento do exame que muitas vezes demorava dias após a solicitação do dentista, deslocamento com custos ao município, além do prazo de conclusão e retorno do exame. “Agora, em questão de minutos, o paciente já conta com o diagnóstico do exame, declara, reforçando que a intenção é investir ainda mais nos consultórios, com aquisição de outros equipamentos, otimizando os atendimentos.