Pato Bragado promove semana de ações em prol do Dia da Árvore

A partir desta segunda-feira (20), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e a Secretaria de Educação e Cultura, com apoio da Secretaria de Obras, Viação e Urbanismo de Pato Bragado desenvolvem ações voltadas à valorização do Dia da Árvore que será comemorado oficialmente amanhã (21).

A secretária de Agricultura, Jaqueline Vanelli esteve no auditório da Escola Municipal Marechal Deodoro, pela manhã e tarde para ressaltar a importância da preservação da natureza e das árvores que desempenham papel fundamental no ecossistema.

Segundo Jaqueline as árvores são responsáveis desde o sombreamento das ruas, calçadas e casas, como também pela produção de oxigênio por meio do processo de fotossíntese, purificação do ar, produção de frutos, flores, ciclagem de nutrientes, através de suas raízes e regulação do clima e chuvas.

Hoje também foi promovido pelos alunos dos infantis 4 e 5, o plantio de cerca de 50 mudas nativas, nas proximidades da Associação Bragadense de Servidores (Sabra), após trabalhos sobre a produção de mudas, condução e plantio, realizados em sala, na disciplina de ciências.

AMANHÃ

As ações terão sequência durante a semana e amanhã (21) está programado o plantio de cerca de 100 mudas de árvores nativas de diversas espécies, na área de preservação permanente ao lado do Serviço de Água Bragadense (Sabra).

O intuito é realizar a reposição de mudas, considerando que das mil mudas plantadas em julho, cerca de uma centena foi castigada pelas geadas.

QUINTA-FEIRA

Nesta quinta-feira (22) a programação será na rua coberta com blitz ecológica pelos alunos da escola municipal. Na oportunidade serão entregues sachês com sementes repassadas pelo Conselho do Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

SEXTA-FEIRA

Os trabalhos serão finalizados na sexta-feira (24) quando a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Obra e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) farão o plantio de aproximadamente 400 mudas de árvores nativas diversas em uma área rural de preservação permanente no município.