Notícias

Pavimentação asfáltica chega às Linhas Flor do Sertão e São Francisco

Desde o início do mês diversas famílias de produtores rurais da Linha KM 13 e Dois Vizinhos, interior de Pato Bragado estão vivenciando a experiência de contar com pavimentação asfáltica, às margens das propriedades.

Quatro quilômetros e setecentos metros. O começo de uma nova realidade para poucos agricultores na região e que chegará a 14 quilômetros no município. Essa semana, o asfalto, ou melhor, reperfilamento com capa asfáltica em Concreto Betuminoso Unsinado a Quente (CBUQ) está sendo realizado nas Linhas Flor do Sertão e São Francisco. São mais 2,6 quilômetros sobre pedras irregulares.

Conforme o secretário de Obras, Viação e Urbanismo, Sérgio Gossenheimer, o prazo de execução da obra é de seis meses, sendo que a empresa vencedora do processo licitatório deve promover ainda o reperfilamento com capa asfáltica e sinalização pelas Linhas Oriental, Bariguí, Itapiranga, KM 5, Cristal, além do pátio do Centro Poliesportivo Cristal. “São R$ 4.263.087,69 em recursos do município, contemplando a maior parte do trajeto escolar”, completa.

 

SATISFEITOS

Dos 58 anos, Euclides Kohl dedica 51 à criação de suínos, gado de leite e cultivo de grãos na Linha Flor do Sertão. Ele conta que quando veio residir no local com os pais, sequer imaginava contar com asfalto da sua propriedade até a cidade. “Hoje conto com o benefício na frente da minha casa. Estou no primeiro mundo”, enaltece.

Assim como Kohl, Victor Reinke, 57anos, reside há vários anos na Linha São Francisco. Parte da sua propriedade destinada à produção de grãos já está situada às margens da PR 495 e agora o trajeto de pedra irregular que o produtor utilizava entre a rodovia e o acesso à propriedade também está sendo asfaltado. “É excelente para nós, uma diferença no deslocamento dos veículos, máquinas e implementos e também um grande passo para o transporte dos alunos e insumos”, garante.