Notícias

Prazo para emissão Certificado de Cadastro de Imóvel Rural inicia na segunda-feira

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Pato Bragado informa que a partir de segunda-feira (19) estará liberada a emissão do Certificado de Cadastro de Imóveis Rural (CCIR), referente ao ano 2021.

O CCIR é uma contribuição (taxa) anual obrigatória, que os proprietários rurais devem recolher junto ao Incra, comprovando o cadastro do imóvel no chamado Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR).

O procedimento é obrigatório e pode ser feito via internet no endereço eletrônico: https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao.

Outra possibilidade é fazer o download do aplicativo SNCR-Mobile, na loja do Gov.BR, disponível para dispositivos móveis (celulares e tablets), que usam os sistemas Android e IOs, bem como através da Declaração de Cadastro Rural – DCR, no endereço eletrônico https://sncr.serpro.gov.br/dcr e Portal do Cadastro Rural http://www.cadastrorural.gov.br, no menu Serviços.

A Secretaria também se coloca à disposição para auxiliar na emissão da guia.  

Para que seja validado, deverá ser efetuado o pagamento da taxa cadastral contida no CCIR na rede de atendimento do Banco do Brasil.

O CCIR constitui prova do cadastro do imóvel rural, sendo indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel rural e para homologação de partilha amigável ou judicial.