Produtores recebem novas informações e tecnologias de produção leiteira na agricultura familiar

O município de Pato Bragado participa do projeto Estratégico Leite Sustentável Oeste, desenvolvido pela Emater. Um grupo de 24 famílias, com uma propriedade referência, integram a iniciativa que consiste em visitas e eventos coletivos de assistência técnica continuada à bovinocultura de leite.

A cada evento, a Emater local com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, proporciona por intermédio dos seus parceiros, capacitações para melhorar a qualidade do leite e dar suporte à agricultura familiar.

Hoje (30), pela manhã, na Câmara de Vereadores, novas explicações dentro desse amplo projeto Estratégico Leite Sustentável Oeste ficaram a cargo do gerente técnico, Luiz Roberto Faganello, que explanou sobre o funcionamento do projeto e os resultados até o momento.

A programação teve sequência com apresentação da Instrução Normativa (IN) nº 76 que traz novidades para todas as etapas da cadeia produtiva do leite, desde a produção até os critérios finais de qualidade dos leites pasteurizados, pelo médico veterinário, André Luis Ferreira de Lima.  O profissional também discorreu acerca da higiene dos equipamentos, do ordenhador e das instalações necessárias para chegar a um leite de qualidade.

O encerramento ocorreu com demonstração prática de limpeza de equipamentos na propriedade de Silvio Wansoski, premiado duas vezes seguidas como produtor destaque na qualidade de leite pela Copagril.