Produtores rurais demonstram resultados obtidos no programa Kaisen-5S

Os resultados obtidos no programa Kaisen-5S foram apresentados na noite de ontem (28) pelos produtores rurais de Pato Bragado em solenidade, seguida de jantar no café colonial de Pato Bragado. O ato contou com a presença do prefeito Leomar Rohden, o Mano, secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Arlete Gross Schneider, presidente do Sindicato Rural Edio Luiz Chapla e o instrutor do Senar, responsável pela aplicação das aulas, Albertinho da Silva Holek.

O programa foi implantado no início de julho, numa parceria firmada pela Secretaria Municipal de Agricultura com o Sindicato Rural, Faep e Senar com o propósito de melhorar a qualidade de vida nas empresas rurais, por intermédio do método 5 S (Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Padronização e Senso de Disciplina).

Os depoimentos foram prestados por 18 famílias que participaram de 312 horas de consultoria teórica e nas propriedades, referentes às boas práticas para a preparação de ambientes com mais qualidade e custo benefício. “Buscamos, com apoio da administração municipal, novas técnicas para diminuir a perda de tempo, organizando o local a fim de evitar desperdícios e acidentes, proporcionando, assim, a melhora contínua da produtividade e ainda mais satisfação no trabalho diário”, destaca a secretária, Arlete Schneider.

O instrutor do Senar ratifica. “Os participantes passam a ver que os conceitos do programa são a base para se praticar e conquistar qualidade no trabalho e nos produtos. Passam a entender e gostar daquilo que fazem e substituem hábitos não tão bons por melhores”.

Ele conclui. “Dessa forma o programa promove a melhoria ou crescimento pessoal e profissional nas empresas rurais, pois passam a ter atitudes e não apenas projetos, combatendo a procrastinação”.