Secretaria de Saúde mantém atendimento de urgências e emergências e odontológicas, e convoca alunos para retirada de kits de escovação

Desde março com a série de medidas rigorosas para conter a evolução da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal), entre elas, a paralisação das aulas e os riscos eminentes de contaminação à saúde, a Secretaria de Saúde de Pato Bragado suspendeu grande parte dos atendimentos e outras práticas do projeto odontológico “Sorrisos na Escola”.

Desenvolvido pela Secretaria em parceria com a Escola Municipal Marechal Deodoro, o projeto "Sorrisos na Escola" foi implantado na gestão atual, com a disponibilização do consultório e quatro profissionais para atendimento dos casos clínicos em alunos e também familiares.

Em 2019 esse trabalho foi intensificado, sendo que os alunos passaram a ter uma supervisão intensificada da escovação, uso de flúor e todas as práticas disciplinadoras para uma eficiente higiene bucal, no escovódromo do educandário.

ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO

De acordo com a secretária de Saúde, Neusa Inês Schirmann, mesmo com a pandemia, os atendimentos de urgência e emergência foram mantidos. Ela conta que a estratificação de risco é considerada um dos critérios para o atendimento desses casos, sendo que os alunos classificados como de alto risco, desde o infantil 4 até o 5º ano e Educação do Jovens e Adultos (EJA) estão sendo chamadas pelos grupos de WhatsApp para retirada de kits de higiene bucal e material informativo, podem aproveitar para esclarecerem dúvidas e se necessário, agendarem o atendimento”, explica a secretária.

CUIDADOS DO PACIENTE

Neusa informa que o uso da máscara de proteção é obrigatório para pacientes e acompanhantes, sendo que o paciente só poderá retirar a máscara no momento do atendimento odontológico. Além disso, será disponibilizado álcool gel a 70%.

HORÁRIOS

Na escola municipal o agendamento das situações que exigem intervenção imediata dos profissionais, ocorre das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, por intermédio do número (45) 99935-2240.