Notícias

Secretaria de Saúde promove ações de prevenção à Aids

Instituído como o Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro, está recebendo a atenção especial da Secretaria de Saúde de Pato Bragado. Agentes do Programa estratégia Saúde da Família (ESF) e do Programa de Agentes Comunitárias de Saúde (PACs) realizam hoje (29), na Avenida Willy Barth, pedágio com distribuição de material explicativo sobre a doença e preservativos.

A intenção é sempre a prevenção. Para tanto, a Secretaria também disponibiliza testes rápidos para detecção das doenças sexualmente transmissíveis, na Unidade Básica de Saúde. Por meio do teste, em até 30 minutos e com a coleta de  uma gota de sangue do dedo é possível obter o resultado do exame. Interessados podem realizar o agendamento no 3282-1396.

Conforme informações do setor, no município o último caso diagnosticado foi em 2016, numa pessoa adulta. Não há casos em gestantes e crianças.

 

PREVENÇÃO

O uso da camisinha nas relações sexuais é a forma mais eficaz de prevenção da Aids. Também é imprescindível usar somente seringas descartáveis.

Gestantes devem obrigatoriamente fazer o teste de HIV durante o pré-natal. Se estiverem infectadas, é fundamental iniciar logo o tratamento a fim de evitar que o vírus seja transmitido para o feto. Hoje, é perfeitamente possível para uma mulher infectada engravidar e dar à luz um bebê livre do vírus.

 

SINTOMAS

Na maioria dos casos, os sintomas iniciais podem ser tão leves que são atribuídos a um mal estar passageiro. Quando se manifestam mais intensidade, são os mesmos de várias outras viroses, mas podem variar de acordo com a resposta imunológica de que cada indivíduo.

Os mais comuns são febre constante, manchas na pele, calafrios, ínguas, dores de cabeça, de garganta e dores musculares, que surgem de duas a quatro semanas após a pessoa contrair o vírus.

Nas fases mais avançadas, é comum o aparecimento de doenças oportunistas como tuberculose, pneumonia, meningite, toxoplasmose, candidíase, entre outras. 

*Com informações do site https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/aids/