Semana da Árvore: Consciência à preservação ambiental é incentivada em crianças da escola municipal

O Dia da Árvore foi criado no Brasil em 1965 para conscientizar sobre a importância das árvores, inclusive para a permanência da vida humana no planeta. O dia escolhido foi a data que marca o início da primavera.

Para celebrar essa data, alunos do Infantil 5º “C” matutino juntamente com a professora Corete Majolo da Escola Municipal Marechal Deodoro fizeram a reprodução dos ipês de Pato Bragado.

Usando tinta guache e rolinhos de papel higiênico, reproduziram as flores, esponjas que representaram os troncos e a grama, e com as mãos dos educandos que serviram como modelos de flores e borboletas, retrataram a majestosa beleza natural dos ipês. Foram reproduzidos ipês brancos, amarelos e rosa.

Além dessa atividade, cada criança plantou uma semente de cedro, espécie nativa, ameaçada de extinção pela exploração excessiva por parte de madeireiras. A mesma será cuidada em sala de aula. Será observada a sua germinação e desenvolvimento para posteriormente ser levada para casa, onde a família poderá planta-la no lugar de sua preferência.

Segundo a professora, as atividades foram promovidas com o objetivo de desenvolver nas crianças, a consciência ambiental e coletiva, por meio da descoberta de espécies de plantas e da interdependência dessas no ecossistema. “Além disso os estudantes se descobriram como parte integrante e responsável pela preservação da fauna e flora, desenvolveram habilidades manuais e óculo motoras que foram muito apreciadas e prazerosas aos educandos”, completa.