Notícias

Superintendência-Geral da Cultura e UEPG anunciam o início das inscrições para o Programa Bolsa Qualificação Cultural

As inscrições para as 12 mil vagas do Programa de Bolsa Qualificação Cultural iniciam nesta quarta-feira (15). O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (14) por meio de videoconferência no canal Cultura Paraná no YouTube, na qual participaram dirigentes municipais, conselheiros de Cultura e público interessado em geral.

O Programa de Bolsa Qualificação Cultural é uma parceria entre a Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SECC) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que vai operacionalizar as aulas em sistema de EaD. A iniciativa é a primeira ação da Lei Aldir Blanc (LAB) em 2021 no Estado. Ainda estão previstos os lançamentos de editais de fomento em breve. A participação no programa de Bolsa Qualificação não exclui a possibilidade de participação nos editais da LAB.

No total, o programa prevê três módulos de 40 horas/aula. A cada módulo o participante tem o direito de receber R$ 1 mil. No total, cada participante terá o direito de receber R$ 3 mil. As 12 mil vagas estão distribuídas nas várias áreas das artes e da cultura, porém o primeiro módulo é comum a todos, e versará sobre como participar de editais de fomento à cultura, um conhecimento extremamente necessário para todos que trabalham com os fazeres artístico-culturais.

As vagas foram distribuídas proporcionalmente ao número de habitantes do município. No caso de Pato Bragado, por exemplo, são duas vagas e os interessados devem comparecer no departamento de Cultura, no centro cultural Arte e Encanto para obter novas informações sobre as inscrições.   

Todas as informações sobre as inscrições serão compartilhadas nos sites cultura.pr.gov.br e leialdirblanc.pr.gov.br e nas redes sociais da Cultura Paraná.